Logística reversa, o que é e qual a importância?

Sabia que muitos produtos que compramos e marcas que adoramos, podem ser grandes vilões para o meio ambiente? Isso acontece porque várias marcas colocam seus produtos no mercado sem se preocupar com o destino final deles. Você já se questionou pra onde vai aquela chinelinha de dedo, confortável, que você adora, depois de desgastada? Vai pro lixo! Rejeito, aquele que não tem jeito, se acumulando a outros milhares de produtos em aterros sanitários, lixões ou mesmo em ruas, praças e até no mar. Pois é, isso acontece com muitas coisas que usamos. No Brasil, desde 2010, é lei a responsabilidade que as empresas tem por dar um destino correto ao seus produtos após o consumo ou viabilizar um novo uso para eles. Esse processo é chamado de logística reversa.

A logística reversa é uma forma eficiente de responsabilizar as empresas que colocam produtos e embalagens no mercado e que devem ser responsáveis pelo ciclo de vida deles, garantindo que possam voltar para o mercado, virando novamente matéria prima, de forma que eles possam ser reaproveitados no ciclo produtivo ou devidamente encaminhados para um local de descarte ou tratamento. Já existem empresas sérias no Brasil que inserem a logística reversa como solução ambiental para reduzir os danos causados ao meio ambiente, mas precisamos avançar muito ainda.

A logística reversa é a única forma de sustentar nosso modelo de consumo, pois nesse ciclo evitamos a extração de mais matéria prima para vários processos produtivos e garantimos que grande parte desses produtos sejam reabsorvidos na cadeia de reciclagem, podendo se transformar em novos produtos e consequentemente evitando seus impactos no meio ambiente, além de beneficiarem a economia circular  no Brasil.

Agora que você já sabe dessa informação importante, comece a questionar os fabricantes desses produtos, é super fácil e através dessa atitude vamos pressionando e influenciando várias empresas a seguirem a lei e solucionar esse problema. Ligue para o SAC (Serviço de atendimento ao consumidor), aquele número que sempre fica visível nas embalagens, questione para onde você pode levar o produto após o uso, já que na sua cidade ele não é reciclado e lembre a essa empresa que ela tem obrigação de solucionar esse problema. Acredite, isso funciona! Se você, um amigo seu, um familiar e tantas outras pessoas preocupadas com essa questão fizerem a mesma exigência, essa empresa começará a questionar os seus processos e certamente se dará conta de estar infringindo a lei e buscará adequação. Quem dita o comportamento da indústria é o nosso consumo e a forma com que nos relacionamos com essas marcas.

Tem dúvidas sobre soluções de logística reversa ou quer adequar sua empresa dentro desse processo? Chama a Yby que podemos te ajudar a cumprir o seu papel e ser uma empresa melhor para sociedade e meio ambiente.

Imagem IPTU Verde

IPTU Verde

Já pensou em exercer cidadania, vivenciando hábitos sustentáveis e ainda obter um retorno financeiro? Com intuito de ajudar na sustentabilidade ambiental...