Compostagem Coletiva

Os resíduos orgânicos representam mais de 50% da geração de resíduos diário de um indivíduo, material composto, principalmente, por água, que na maioria das vezes é descartado de forma inadequada, misturado a resíduos que poderiam ser reciclados e que vão para aterros sanitários e lixões poluindo o solo e o ar. Uma forma de resolver essa problemática, com a adoção de novos hábitos, é a prática da compostagem, que é o processo de transformação do resíduo orgânico em adubo, uma forma circular de transformar alimento em terra nutritiva que pode ser novamente transformada em alimento. 

Existem diversas formas de realizar a compostagem em pequena ou grande escala. Para solucionar grandes quantidades de orgânicos que são geradas por grupos de indivíduos, temos a compostagem coletiva, que é uma forma sustentável de dar vasão a geração total de resíduos orgânicos de um condomínio, empresa, escola, restaurante, evitando assim o envio desse material para aterros sanitários ou lixões. Já parou para pensar na quantidade de orgânicos que geramos coletivamente em espaços como esses? São toneladas de resíduos que podem ter um destino melhor e que contribuem diretamente para melhorar nossa relação com o meio ambiente, minimizando os impactos ambientais e trazendo economia.

Uma das formas de compostagem coletiva que funciona de forma eficiente é o método de cilindros, que composta todo tipo de matéria orgânica através do método termofílico, que trabalha em altas temperaturas podendo atingir até 70º, transformando tudo em adubo, em cerca de 90 dias. Além do ganho ambiental inestimável, as empresas podem economizar consideravelmente em seus processos quando educam e inspiram seus colaboradores para essa prática e quando deixam de pagar pela coleta e envio desse material para os aterros sanitários. 

Quer saber como montar uma estação coletiva de compostagem no seu espaço? Chama a Yby que somos especialistas em implementar esse tipo de projeto.