A importância da Economia Circular para sobrevivência das empresas.

A economia circular surgiu, na década de 70, na Europa, com a intenção de substituir o velho modelo econômico linear de produzir, extrair e descartar. O objetivo foi trazer soluções para continuidade do ciclo de vida de diversos materiais, de forma que não houvesse desperdício ou geração de lixo, tornando os produtos fonte de alimento inesgotável para novos processos produtivos. Ela defende uma lógica inteligente, na qual lixo é um erro de design e que as indústrias devem pensar numa forma de garantir a circularidade dos seus produtos, a fim de que sirvam de nutrientes para novos processos produtivos, dando fim a ideia de lixo. Este conceito vem crescendo no mundo inteiro e tem se mostrado a melhor alternativa para que diversas empresas garantam a sobrevivência das suas marcas sem comprometer as futuras gerações.

Cada vez mais empresas vêm buscando a inserção da sustentabilidade em seus processos, seja por uma gestão consciente, pela necessidade de conquistar e fidelizar consumidores mais exigentes, ou até mesmo pela onda de pressão na economia baseada nas grandes crises ambientais. Atividades, como a realização de coleta seletiva e compostagem, são vistas como ações de sustentabilidade básicas para uma empresa. Elas são exemplos práticos de contribuição para economia circular. Os metais e vidros são materiais passíveis à reciclagem, infinitamente. A ideia da economia circular é que isso também seja uma realidade para os demais materiais como papel e plástico, que vão perdendo a qualidade depois de reciclados, podendo vir a se tornar lixo.

Uma forma essencial de uma empresa praticar a economia circular é pensar como colocar no mercado uma embalagem ou produto que contribua para alimentação constante desta cadeia, garantindo que não haja fim do seu ciclo de vida. A compostagem é o melhor exemplo de um ciclo natural circular, onde se transforma restos de alimentos em terra nutritiva, a qual se transforma novamente em alimento.

Uma pesquisa do Ibope Inteligência mostrou que 77% dos brasileiros consideram mais importante proteger o meio ambiente, mesmo que isso signifique menos crescimento econômico e empregos, do que crescer com impacto ambiental. Isso mostra o reflexo no aumento do surgimento de consumidores mais exigentes, que buscam consumir produtos de empresas que demonstram práticas sustentáveis.

Nós, da Yby, sempre entendemos a necessidade da economia circular. Nascemos, em 2016, já com a missão de promover a circularidade nas empresas, através da implementação de soluções de lixo zero. Se sua empresa ainda não coopera com a economia circular, fala com a gente. Vamos adorar te ajudar a ser mais sustentável. (Clique aqui)

Imagem A importância da compostagem

A importância da compostagem

Dizem por aí que, enquanto criança, uma das melhores formas de se conectar com a natureza e adquirir anticorpos é...