A compostagem é capaz de regenerar sistemas vivos

Este não é mais um texto sobre sustentabilidade. Não porque o tema esteja esgotado, e sim porque ele deixou de ser suficiente. O nível de degradação no qual se encontram os ecossistemas não permite que se fale sobre sustentabilidade sem antes falar de regeneração. Esta é a palavra – e a ação – da vez! Pode buscar por “economia regenerativa” e um mundo de coisas surgirá. É o que temos de mais avançado na compreensão da relação homem-economia-natureza dentro do sistema capitalista.

Mas hoje vamos falar especificamente sobre o papel da compostagem na regeneração de sistemas vivos, já que ela exerce um papel fundamental na regeneração dos solos. E é lá que toda a vida começa, através de uma teia complexa de relações ecológicas interdependentes exercidas por uma infinidade de organismos microscópicos, trabalhando para manter o organismo vivo que é o solo, saudável. Ao compostarmos, estamos retornando ao solo aquilo que foi retirado no processo de cultivo intensivo de alimentos, ou auxiliando na recuperação de áreas degradadas, por exemplo.

Dessa forma, pratica-se a  agricultura regenerativa que, de maneira resumida, são práticas agrícolas naturais e orgânicas projetadas para reverter os danos causados pela monocultura. A ideia é que, com essa conduta, o solo restaurado e sadio tem a capacidade única de “puxar” do ar e reter grandes quantidades de dióxido de carbono, metano e outros gases que estão aquecendo o planeta. Além de atrair a biodiversidade e tornar as culturas mais resilientes. 

O contrário acontece na agricultura industrial. Estima-se que 25% das emissões de gases de efeito estufa e por 70% do uso de água potável, segundo dados do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) sejam oriundos das monoculturas . E que 80% do carbono do solo em áreas fortemente cultivadas já foi perdido, devido ao arado destrutivo, ao excesso de pastagem e ao uso de fertilizantes e pesticidas químicos. Essa prática estaria ligada a problemas ambientais e de saúde, como desnutrição, doenças transmitidas por alimentos, infecções bacterianas resistentes a medicamentos, a diminuição do suprimento de água e poluição.

Por estes e outros motivos, é possível afirmar que a vida na Terra depende da recuperação dos solos e que a compostagem é o meio mais natural e eficaz para tal. Nós da Yby podemos ajudar sua cidade, sua empresa ou seu condomínio, através da implantação de sistemas de compostagem, que propiciarão o tratamento correto dos seus resíduos orgânicos e devolverão nutrição para a terra em forma de composto rico, regenerando sistemas.

Imagem Compostagem Coletiva

Compostagem Coletiva

Os resíduos orgânicos representam mais de 50% da geração de resíduos diário de um indivíduo, material composto, principalmente, por água,...